Através de uma trading company é possível facilitar o processo de importação e exportação entre compradores e fornecedores de diferentes países.
As empresas intermediárias atuam como mediadoras entre o seu produto e o mercado estrangeiro, através da exportação indireta de produtos. Existem dois tipos de modalidades de organizações que realizam esses processos: A Empresa Comercial Exportadora e a Trading company.
Uma empresa Trading company tem o objetivo de facilitar a comercialização e deixar mais dinâmica entre as fabricantes e empresas compradoras mais ágil, atuando como uma facilitadora do comércio com o estrangeiro, ao promover a exportação indireta de produtos. Dessa forma é possível diminuir os entraves para a importação de mercadorias.
Através de uma trading company é possível facilitar o processo de importação e exportação entre compradores e fornecedores de diferentes países.
Mas, o que é trading company?
Uma trading company é compreendida como uma ECE (Empresa Comercial Exportadora), que possui o Certificado de Registro Especial. O termo trading company não aparece na legislação brasileira e sua definição é bastante confundida com a de comercial exportadora, porém existem algumas distinções entre os dois tipos de modalidade.
As Trading companies trabalham como uma comercial exportadora, porém ampliam o seu escopo para englobar empresas que:
Estão constituídas como Sociedades anônimas (S/A)
Apresentam o Certificado de Registro Especial
Possuem capital mínimo a partir de 703.380 UFIR (Unidade Fiscal de Referência)
Não foram penalizadas por infrações no âmbito do comércio exterior.
As trading companies são regidas no país pelo Decreto-Lei nº 1.248, de 1972 e tem como finalidade, adquirir mercadorias no país em que está a sua sede para a posterior comercialização com o estrangeiro.
Assim como as comerciais exportadoras, essa modalidade exige o registro no Siscomex e no Radar Aduaneiro.
É normal observar grandes trading companies internacionais que possuem unidades em diversos países, para que consigam usá-las em diferentes tipos de negócios. Outras tradings não possuem representação no país de origem da mercadoria. Essa condição restringe a atividade, diminuindo a competitividade da empresa.
Dessa forma, é possível distinguir as trading companies pela ampla operação no mercado internacional. A exigência de ser constituída por um capital elevado traz a essa modalidade segurança para realizar transações mesmo com oscilações de mercado e condições imprevistas, que provoquem aumento de custos e outros riscos.
Principais vantagens de importar via Trading company:
Mais segurança e seriedade por ser constituída sob uma sociedade anônima (S/A)
Apresenta características de empresa de porte médio para grande, garantindo mais segurança para transações comerciais
Oferece benefícios fiscais para exportação de mercadorias
Tem capacidade financeira para realizar operações de altíssimo valor
É Intermediadora de exportações indiretas
Apresenta possibilidades de financiamento e de industrialização
Reduz o número de embarques
Auxilia o cliente durante todo o processo
Experiência e conhecimento do mercado externo e de clientes estrangeiros
Além de assessorar os clientes a se inserir internacionalmente
Quais as diferenças entre empresa comercial exportadora e trading company?
Embora as duas modalidades atuem de forma semelhante, adquirir mercadorias no país sede e comercializar com outros, a trading company também precisa dos mesmos mecanismos jurídicos para funcionar.
A principal diferença entre elas está em possuir ou não o Certificado de Registro Especial e também está nas operações de monta no mercado internacional feitas pelas trading companies. A obrigatoriedade de capital elevado para a sua constituição confere mais solidez às tradings mesmo em oscilações de mercado.
Do ponto de vista tributário, não existem diferenças entre as duas modalidades.
Ambas possuem os benefícios fiscais para o Imposto sobre Produtos e Industrializados (IPI), para as Contribuições Sociais e para o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Conclusão
Agora que você conhece as vantagens de uma trading company, já é possível exportar os seus produtos para qualquer parte do mundo. Não importa o tamanho da sua empresa, pequena ou média, ela pode fazer parte do seleto time das empresas que remetem produtos para o mercado internacional.
Se você procura uma empresa que possa te assessorar em nesses processos específicos, conte com a KGMG.
São mais de 25 anos de experiência, pautada em política de qualidade, e profissionais capacitados, experientes na área.
Entre em contato e saiba mais em detalhes sobre o know-how, a expertise e o guia essencial em importação e exportação via empresa comercial.
Comments